Postagem 1
Estamos totalmente familiarizados com a expressão “ele quebrou o braço”, o que significa que tal pessoa teve uma fratura óssea, entretanto além das fraturas estamos a mercê da não muito conhecida: luxação, que ocorre quando um osso é deslocado total ou parcialmente da articulação.
Diferente de uma fratura, nas luxações não há necessariamente a quebra do osso, apenas um desvio, que causa uma dor intensa podendo ser até maior do que a dor causada quando um osso é fraturado. Dependendo da gravidade, uma luxação pode causar a imobilidade permanente da pessoa, causado pela inflamação e pelo inchaço, podendo aparecer no local afetado alguns hematomas.
O tratamento de imediato pode se dar manualmente por um médico ou por processo cirúrgico, dependendo da gravidade da luxação, após isso o tratamento segue com analgésicos, anti-inflamatórios e até mesmo fisioterapia.
Elas podem ocorrer em qualquer osso do nosso corpo, porém onde há maior frequência são nas articulações dos ombros, quadril, joelhos, cotovelos, punho e dedos das mãos.
Em aula de osteologia é comum darmos exemplos de fraturas e de como elas se regeneram, em uma aula mais aprofundada de osteologia ou artrologia dar uma explicação que fuja das monótonas fraturas, a luxação entra como uma boa alternativa.
Acesso em 10 ago. 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário