quinta-feira, 6 de agosto de 2015

(1_BIO_LIC_NA_MILENA_THAIS_FOGAÇA) COMO UM OSSO QUEBRADO SE REGENERA?

Postagem 1



Crianças vivem quebrando os ossos, essa é uma maneira interessante de se ensinar mais sobre o sistema ósseo na sala de aula.

Os ossos são um dos poucos órgãos que se regeneram. Quando quebra, o local inflama e sangra, mas a parada do sangramento é rápida. Os pedacinhos de ossos que ficam no local são reabsorvidos por células especializadas, chamadas osteoclastos. A reconstituição do osso em si será feita nas duas membranas ósseas: periósteo e endósteo, nessas membranas é que são produzidas as células que regeneram o osso, os osteoblastos. Nas primeiras 2 semanas, o periósteo constrói um tecido mineralizado, o chamado calo ósseo, que envolve a lesão, depois esse calo vai aos poucos se tornando mais rígido e flexível, mas ainda não voltou ao normal e corre o risco de refratura. O próximo passo é da calcificação, onde o cálcio que chega pela corrente sanguínea dá mais resistência, por isso a importância de ingerir alimentos ricos em cálcio quando ocorre uma fratura. Nas próximas semanas é que ocorre o remodelamento ósseo feito pelos osteoclastos, onde o osso vai adquirindo sua forma original, mas pode levar anos para que o osso fraturado volte ao normal. 


Aqui temos uma animação muito interessante, que mostra os diferentes tipos de fraturas.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ACzpi1qt14o>. Acesso em: 06 ago. 2015

2 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_NB_BRUNO_HARTMANN
    A regeneração óssea é com certeza um processo incrível, um tema muito proveitoso para o uso em sala de aula, mas a compreensão sobre o desenvolvimento das partes do tema são um tanto complicadas. Este vídeo pode auxiliar no desenvolvimento de uma ideia visual do que ocorre quando se quebra um osso e pode ser usado como um recurso didático em aulas, desde a fissura ate o processo final de regeneração, a reconstituição da medula óssea no processo e como ocorre a formação dos osteoblastos para constituição do calo ósseo e como os osteoclastos agem para diminuição do coagulo existente podem ser muito bem entendidos através do vídeo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso seria como eu usaria esse vídeo em sala de aula também.

      Obrigado pelo seu comentário!

      Excluir