quarta-feira, 12 de agosto de 2015

(1_BIO_LIC_NA_TANIA_MARA_GONÇALVES) SER AMARRADO PARA NÃO DESMONTAR!!

Levar exemplos do cotidiano para dentro da sala de aula, ou instigar a pesquisa de exemplos relacionados ao tema apresentado, forma certeira de manter a atenção e gerar compreensão dos alunos. Como a que segue, relacionada ás síndromes de má formação óssea, que pode ser apresentada para ilustrar e complementar a aula.

Você já ouviu falar das síndromes de hipermobilidade? Em certas doenças herdadas geneticamente, o colágeno apresenta defeitos durante sua produção, levando a fragilidade de alguns componentes do corpo.  Algumas doenças decorrentes de erros na produção do colágeno são a Síndrome de Marfan, a Osteogênese Imperfeita e um grupo de doenças chamado de condrodistrofias. A mais comum dessas doenças é a síndrome de Marfan, que afeta uma em cada 20.000 pessoas. Essas pessoas têm alterações de crescimento, levando a uma alta estatura e desproporção entre os membros e o tronco, com a envergadura, isto é, o comprimento dos braços abertos perpendicularmente ao corpo, maior que a altura do indivíduo. A Osteogênese Imperfeita é um defeito na fabricação de um tipo de colágeno que participa da formação dos ossos. Há graus diferentes de gravidade, mas o que marca a doença é fragilidade dos ossos, possibilitando fraturas a partir de impactos mínimos ou mesmo espontaneamente. 

 Disponível em:

2 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_NB_ANA_PAULA
    Interessante, pois a maioria das pessoas que encontram-se com a síndrome de hipermobilidade parecem não estar doentes, pois os médicos não conseguem diagnosticar a causa das dores relacionadas a essa doença, acarretando assim algumas disfunções nos portadores dessa síndrome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim muito interessante, um aluno pode se identificar com esse caso e ir procurar um tratamento, essa doença vale a pena expor em sala de aula.

      Obrigado Ana pelo seu comentário!

      Excluir