Nos séculos 13 e14 não haviam tecnologias avançadas para se aprender sobre o desconhecido, ser reconhecido como um dos revolucionários da Anatomia e outras áreas no campo da ciência despertou a atenção para um artista desta época.
Leonardo da Vinci (1452- Itália) tinha grande conhecimento em diversas áreas, nas quais influenciou para que houvessem avanços nos campos da ciência, matemática, engenharia, pintura, anatomia, entre outras. Um exemplo de sua genialidade foi a obra do Homem Vitruviano (1490), perfeição esta conquistada com grande êxito em representações do corpo humano, o qual o artista representou as proporções do corpo humano.
Lourenço de Médici e Andrea Del Verrocchio influenciaram o artista que começou a estudar ciência e arte, a Anatomia. Com grande talento na área Da Vinci teve permissão para dissecar cadáveres Humanos, nos quais se baseou e desenvolveu desenhos com explicações sobre o esqueleto humano e cada parte que o compunha, as articulações, nervos e tendões, além de dar explicações sobre o funcionamento dos mesmos.
Conhecendo suas obras pode-se constatar que Leonardo da Vinci é o verdadeiro pai da Anatomia moderna, já que, antes mesmo de Andreas Vesalius, da Vinci já desvendava os mistérios do corpo humano.
Levar este conhecimento para a sala de aula pode despertar a curiosidade de alunos que muitas vezes não querem aprender sobre o assunto, em consequência o rendimento dos mesmos pode melhorar com a aula mais dinâmica. Para gerar o interesse dos alunos pode-se mostrar vídeos que expliquem como é o funcionamento do esqueleto, por exemplo.
Disponível em :<http://www.girafamania.com.br/artistas/personalidade_leonardo.html>. Acesso em 11 ago. 2015.
3_BIO_LIC_VA_FERNANDA_MENDES_FERREIRA
ResponderExcluirNa maioria das vezes o aluno não faz ideia do contexto histórico que esta envolvido por de trás do conteúdo passado. E começar a aula explicando de onde surgiu, como, porque, pode despertar maior interesse do aluno em aprender.
“O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.”
ResponderExcluir