Por mais que esse nome pareça estranho e que você nem fizesse ideia de que ele existisse e é realizado em você, sim ele é! O tempo todo...
Esse nome foi dado ao movimento das costelas durante a inspiração em que o deslocamento das mesmas é superior e lateralmente, causam um aumento do diâmetro transverso do tórax (látero lateral), lembrando a alça de um balde quando é levantada e abaixada.
Além da alça de balde você também realiza o chamado "Braço de bomba" que é nada mais que o movimento final da a elevação das costelas durante a inspiração, em que o diâmetro ântero posterior da sua caixa torácica aumenta por deslocar a cartilagem costal e o osso esterno anterior e superiormente.
Confira a ilustração abaixo que mostra o movimento da caixa torácica para entender melhor como acontece:
Durante a respiração o movimento da caixa torácica se comporta da seguinte maneira, na inspiração ocorre à contração dos músculos que elevam as costelas e a do diafragma com consequente elevação da caixa torácica.Já durante a expiração,quando finaliza a inspiração, há a elevação do diafragma, retração elástica da parede torácica e dos pulmões.
Agora você já pode respirar aliviado por saber que não tem nada de estranho em seu corpo, ufa!
Para saber mais sobre o movimento da caixa torácica acesse o link abaixo!
Disponível em: <http://www.portaleducacao. com.br/medicina/artigos/37865/ movimento-da-caixa-toracica>. Acesso em: 12 ago. 2015
E tambem é um jeito diferente de ensinar o aluno e que prende a atenção deles.“O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.”
ResponderExcluir1_BIO_LIC_VA_Mariana_Sikorski.
ResponderExcluirAlém de ser usado para explicar ossos e cartilagens da costela como disse a Talita Lima, seria ótimo utilizar essa postagem nas aulas de Sistema Respiratório, explicando não só o movimento que realizamos na respiração, mas também a proteção exercida pelas costelas em relação ao nosso pulmão.
“O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
ResponderExcluir