terça-feira, 11 de agosto de 2015

(1_BIO_LIC_NA_PAMELA_DUARTE) DOENÇAS RARA: OSTEOGÊNESE IMPERFEITA (OSSOS DE VIDRO) E FIBRODISPLASIA OSSIFICANTE PROGRESSIVA (FOP)



Doenças Raras: Osteogênese Imperfeita (Ossos de Vidro) e Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP)

Um documentário onde podemos entender um pouco das doenças genéticas que afetam a formação dos ossos.​​

Nesse documentário do canal National Geographic é apresentado duas doenças genéticas raras que afetam os ossos. 

Osteogênese Imperfeita é conhecida como a doença dos “ossos de vidro” ou “ossos de cristal” e é caracterizada pela fragilidade dos ossos. É causada pela deficiência na produção de colágeno do tipo 1, o principal constituinte dos ossos, ou de proteínas que participam do seu processamento.

A Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP) é uma rara desordem genética caracterizada pela formação de ossos no interior dos músculos, tendões, ligamentos e outros tecidos conjuntivos fazendo com que a pessoa forme progressivamente um segundo esqueleto.

O documentário relata a vida de pacientes com essas doenças, a rotina e como acontecem os tratamentos. Apesar de ser um vídeo longo vale dar uma conferida nesses exemplos e utilizá-los para adquirir conhecimento e passá-los para frente!


Pode ser utilizado como material extra em uma aula de osteologia para enriquecer o conhecimento, podendo ser assistido em sala ou indicado aos alunos para que assistam e comentem o que aprenderam em forma de redação ou gerar uma discussão sobre o assunto

Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=CLI5BY7pYJs > Acesso em: 09 Ago. 2015

2 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_NA_DAIANE_ALMEIDA
    Muito importante essa postagem, pois essa doença Osteogênese Imperfeita é ainda pouco conhecida pelas pessoas, o vídeo nos traz muitas informações sobre a causa dessa doença e possíveis tratamentos. Para famílias que passam por esse problema seria muito importante a visualização desse vídeo, pois lhes daria esperança como podemos ver o exemplo desse garoto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei bem interessante e informativo.

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir